sábado, 9 de fevereiro de 2008

Back to Horsens

Voltei sexta-feira de Visby aonde teve lugar a Freshman's Trip com cerca de 105 Erasmus mais uns 10 guias.

O sítio era muito porreiro mas tinha um problema, as baixas temperaturas... nada de novo na Dinamarca, mas ali parecia bem pior do que aqui em Horsens.

Quanto à viagem devo dizer que nos primeiros momentos estive um bocado sozinho, nomeadamente na primeira parte da viagem de camioneta, porque estava ao pé de uns Dinamarqueses que não estavam muito para falar com estrangeiros e das vezes que tentei meter conversa não deram a mínima trela, ainda assim depois de uma paragem para a malta ir ao WC troquei de lugar com outro dinamarquês e fui o resto da viagem a falar com uns polacos.

O objectivo da viagem era integrar o pessoal e para facilitar essa integração dividiram-nos em grupos. Durante a estadia houve jogos e tarefas para os grupos fazerem.

O meu grupo! (Eu, Roland (Polónia), Sofie (França), Erika (Itália), Keneth e Thomas (Dinamarca), Silviu (Roménia), Marcin (Polónia)


Começámos com um leilão, que eu pessoalmente achei bastante parvo, onde cada grupo tinha 100 pontos para licitar duas tarefas para o grupo realizar (tarefas de limpeza, preparação de refeições, etcetera), só que não se licitavam as tarefas propriamente ditas, era um leilão às cegas, daí eu achar parvo.

Lista de tarefas disponíveis para os grupos fazerem, o meu grupo ficou com a limpeza das casas-de-banho e com a limpeza da sala de jantar...

Achamos por bem pedir aos outros grupos para nos fazerem uma atençãozinha! (no fim acabou por não ser tão grave a limpeza das casas-de-banho, era só remover o lixo!)

Depois houve vários jogos e também uma espécie de competição de engenharia (quem for do BEST ou andar na FEUP deve saber do que falo), neste caso cada grupo tinha que construir uma máquina para verter a cerveja de uma garrafa para um copo, para mim esta foi a tarefa mais fixe!=)

A nossa máquina de verter cerveja, Rema 1000 (Supermercado aqui perto de minha casa), a única que permitia abrir as garrafas com um inovador sistema de dois pregos paralelos!=P

E esta era outra das máquinas que foi apresentada, bastante mais complexa e com um design inovador... tenho que admitir...



E claro que em ambas as noites houve festa com música posta pelos DJ's que iam passando pelo portátil, o que fez com que por vezes as passagens não fossem as mais suaves...

Para mim o pior mesmo foi a organização que falhou um bocado. Por exemplo, quando foram definidos os grupos foi atribuído a cada um dos grupos um guia que acabou por não ter nenhuma ligação especial ao grupo do qual era guia. Mas também já me disseram que a maior parte dos guias foi convidado para ser guia um dia antes da partida para a viagem, o que diz muito da organização. Outra coisa que me chateou foi a maneira como o principal responsável dava ordens aos participantes como se fossem criados dele, por exemplo no último dia quando eu estava com o meu grupo a limpar a sala do jantar precisei de um saco de lixo e fui-lhe pedir e ele disse-me que não sabiam onde estavam mas para eu aproveitar e ir despejar uma garrafa de cerveja que ele tinha na mão e mete-la nos caixotes com as garrafas vazias... e eu fiquei meio parvo a olhar para ele e mandei-o passear e disse que estava a meio de uma tarefa que não ia interromper para ir despejar uma garrafa. E ele disse uns palavrões em inglês e foi buscar o saco do lixo... se ao menos ele tivesse pedido com alguma educação... enfim.

Mas concluindo eu gostei imenso da viagem porque me permitiu conhecer montes de gente, principalmente polacos (que devo dizer que foram muito mais simpáticos que a generalidade dos Dinamarqueses), em tom de brincadeira já lhes disse que parece que estou a fazer Erasmus na Polónia, mas se calhar se tivesse acabava por não conhecer tantos polacos. Conheci também uma data de espanhóis, alguns italianos, franceses, húngaros, dois gajos de Malta (até há mais malteses(?) que portugueses...), alguns Romenos, Islandeses, etcetera... no fim de contas a viagem serviu mesmo para o propósito de integração!=)

Graças à viagem na sexta-feira à noite já fui a uma festa aqui perto, com mais malta que esteve na viagem e ontem e hoje estive a jogar futebol com o pessoal!

Por isso por aqui vou estando integradinho!:)

2 comentários:

Anónimo disse...

Apesar da desorganização o objectivo foi atingido!
Os polacos ja ka são sempre os + simpaticos.
amanhã começam as aulas! boa semana! bjhs kota

Anónimo disse...

Não lhe despejaste a cerveja?? Simão Simão...estou a ver que não fazes ideia quem ele é!! Bem...vou falar com umas pessoas, mover umas influências e reclamar uns favores para te tentar safar. Não vai ser fácil! Mas se for bem sucedido, vê se tens mais cuidado porque não te posso safar sempre!!