segunda-feira, 3 de março de 2008

Um mês (de Fevereiro)

Faz hoje um mês de Fevereiro (29 dias) que eu cheguei a Horsens, para cinco meses de Erasmus.

Aproveito este momento para fazer um pequeno balanço, resumo, dissertação, exteriorização, no fundo um texto sobre este primeiro mês em Erasmus.

Quando cheguei a Horsens pouco sabia sobre a minha estadia aqui, sabia (esperava) que tinha alojamento à minha espera e que era só questão de contactar uma senhora do gabinete do Students Service. Foi o que fiz na viagem de comboio entre Copenhaga em Horsens. Ela disse-me que ia falar com um rapaz chamado Jiri para me ir buscar e deu-me o contacto dele.

Foi estranho chegar à estação de comboios de Horsens e verificar que não estava ninguém, só eu, lá. Mas pelo menos era relativamente quente, caso tivesse que ficar por lá a dormir...

Felizmente depois de contactar o Jiri não tardou a que ele chegasse de táxi para me levar à minha residência.

Acho que foi quando ele me deixou que me comecei a sentir em Erasmus. Foi também nessa altura que as saudades começaram a bater, a bater forte... A começar pelo facto de ter uma tomada de rede no quarto mas eu não ter trazido nenhum cabo de rede, quase que rezei para que houvesse rede wireless.

Liguei o computador à pressa, ainda com as malas amontoadas no meio do quarto, descobri que havia oito redes, mais de metade delas protegidas mas felizmente consegui-me ligar, fragilmente, a uma delas... Fiquei mais descansado nessa altura, pois precisava de me ligar à net, de contar que cheguei bem, precisava de falar com a Mariana, precisava de um apoio e sabia que ela mo daria.

Passado um bocado decidi tomar o quarto de assalto e assumi-lo como meu, comecei a desfazer as malas e a arrumar as minhas coisas, foi nessa altura que descobri um cabo de rede ,que os antigos habitantes cá deixaram, não era muito longo mas permitia uma ligação à rede mais resistente!

Depois de uma grande, boa e revigorante conversa e de tentar controlar as saudades fui dormir, felizmente dormir para mim raramente é um problema, ainda assim fartei-me de acordar durante essa noite, não queria chegar atrasado à apresentação que era no outro dia pelas 8.20h, ou algo do género. E eu tenho algum jeito para chegar atrasado...

Não me vou estender a falar de cada um dos dias os dias subsequentes, pois ninguém terá pachorra para ler tudo, mas este post estava incompleto, sem esta parte.

Os dias seguintes foram um bocado solitários, pois não conhecia praticamente ninguém, mas seguindo um conselho do Manel (um grande amigo meu, para quem não sabe) fui bater a algumas portas da minha residência, que não tem quaisquer espaços comuns, e acabei por falar com um espanhol e uma polaca. No dia seguinte fui beber uma cerveja ao quarto da Polaca com ela e uns amigos dela, foi o meu primeiro momento de convívio em Erasmus.

Depois tive a Freshman's Trip e passado essa viagem as coisas tornaram-se bastante melhores. Conheci montes de gente e agora só estou sozinho quando quero, ou quando tenho preguiça demais para sair de casa. No início estar meio isolado era um bocado chato, mas tem mesmo algumas vantagens, permite-me ficar na sorna mais tranquilamente!;) E quando não quero almoçar ou jantar sozinho basta levar as minhas coisas para o KBlock e jantar com o pessoal!:) Desde que depois lave a loiça que sujar, é tranquilo!

Tem sido uma experiência muito boa e recomendo a toda a gente! Sinto que me está a fazer crescer e me ensina muito. Nunca tinha vivido sozinho e nunca tinha tido que cozinhar para mim durante tanto tempo seguido, nunca tinha estado longe de toda a família e amigos durante tanto tempo, nunca tive que falar tanto em inglês, nunca tive tanto tempo sem falar cara a cara com alguém em Português (não contam as vezes em que falo em Português com os estrangeiros, só para eles perceberem como é que eu às vezes me sinto=P) , nunca tive que gerir tantas, e tanto as, saudades.

Mas tenho que admitir que é mesmo como se diz, só custa o início e as saudades, mas tem que se aprender a viver com elas. Felizmente hoje em dia existe a internet, os telemóveis, as webcams, os microfones, etcetera, só posso tentar imaginar o quão complicado seria há uns anos atrás! E felizmente que apesar da distância continuo a sentir a presença e a força da família e dos amigos, também por isso é que escrevo este blog, para partilhar esta experiência e quiçá para convencer outras pessoas a também irem de Erasmus.

O primeiro mês já passou, faltam quatro!

Ah, e continuo à espera que me visitem!

PS: Mais fotos para breve, agora tive preguiça!

2 comentários:

José Nuno Ferreira disse...

bhu hu hu hu, baba e ranho!

faz videocasts! eu sei que tens tempo livre, e vale a pena :D

João Belchior disse...

é isso^!


expriencias como esta sao deveras povitivas!

coragem!!

um já está!!

ou se calhar..

Aproveita!!

só faltam 4!!

inte