quinta-feira, 12 de junho de 2008

Recta Final

Estou para escrever este post desde dia 3 de Junho. Foi nesse dia que se completaram 4 meses desde que cheguei pela primeira vez a Horsens. Curiosamente no dia seguinte, 4 de Junho, ficou a faltar um mês para terminar o meu período de Erasmus e para regressar a Portugal.

Como tive a entrega de projecto e depois tirei o fim-de-semana para descansar acabei por não escrever este post nessa altura.

Neste momento ando a tentar conciliar o estudo com os jogos do Euro, mas achei que devia tirar uns minutos para escrever o post, para que não fosse mais um post perdido.

Já se passaram quatro meses de Erasmus, nunca tive tanto tempo fora de Portugal, nunca tive tanto tempo longe das pessoas que constituem o meu mundo, nunca tive tanto tempo dependente exclusivamente de mim.

Fazer Erasmus é uma experiência muito enriquecedora, recomendo a toda a gente e acho que sempre pregarei em favor deste e de outros programas de intercâmbio. Só conheço uma pessoa que me disse que não tinha gostado de fazer Erasmus. Se calhar é a excepção que confirma a regra.

Só que ao contrário do que se pode pensar Erasmus não é uma forma aonde, em cada semestre, se colocam novos alunos para viverem as mesmas experiências dos seus predecessores.

Lembro-me que após a "Freshman's Trip" encontrei um rapaz português que tinha estado aqui de Erasmus no primeiro semestre e que me disse, quase a abrir, que tinha adorado Erasmus e para eu me preparar para passar cinco meses a falar Espanhol. Passados estes quatro meses posso garantir que pouco espanhol falei. E nem é por evitar falar com os espanhóis que cá estão, ou por fugir deles, simplesmente até com os espanhóis eu falo inglês. Acho que só assim é que é justo, tudo bem que eu percebo bastante bem espanhol (como qualquer português) mas não sei falar e não gosto de inventar e fazer figura de parvo, falando inglês estamos todos no mesmo patamar.

Mas eu não quero com isto criticar o Erasmus dele, cada um sabe de si e cada Erasmus é um Erasmus diferente. Por isso mesmo é que eu recomendo a todos quantos puderem, façam Erasmus! Pois por muito giro que seja ouvir falar, ver as fotos e até visitar, não é a mesma coisa que fazer.

Há Erasmus que passam os 5 meses a viajar, há Erasmus que passam os 5 meses a trabalhar, há Erasmus que passam os 5 meses alcoolizados, há Erasmus que passam os 5 meses entre cá e casa, há Erasmus que estão só com os seus compatriotas, há Erasmus que nunca estão com os seus compatriotas, há Erasmus que não têm cá compatriotas, há Erasmus que tentam conciliar um bocado de cada coisa (olha eu aqui!), há Erasmus que não vão às aulas, há Erasmus que usam projectos antigos ao invés de fazerem um novo projecto (sim é triste, mas também os há), há imensas variações de ser Erasmus, mas acho que todos concordam que é uma experiência incrível. Claro que há certos tipos de Erasmus que não davam para mim e alguns que me fazem bastante confusão ver (extremismos fazem-me confusão), mas cada um sabe de si. E pelo menos tiveram a sorte de vir de Erasmus, mesmo que não o saibam.

Erasmus não é a mesma coisa que ir trabalhar para o estrangeiro, é parecido mas quase só com as coisas boas e com menos trabalho. Erasmus é parecido com os estudantes que vão estudar para fora da sua cidade e vão viver para a cidade aonde estudam, mas sem tantas visitas a casa ao fim-de-semana e em inglês.

Se calhar num tom pseudo-intelectual, fazer Erasmus é crescer como pessoa, conhecer a Europa, conhecer os Europeus e ser Europeu.

Erasmus é fixe! Erasmus é do caneco! Erasmus é brutal! Erasmus é que é!

Como podem ver estão-me a faltar palavras para explicar porque é que é fixe!

De qualquer modo a ideia deste post não era fazer um monumento ao programa Erasmus, era falar sobre a recta final do meu Erasmus. Mas acho que o essencial é que estou a adorar a experiência e agora, apesar dos exames, há que aproveitar os dias que faltam para me despedir de Horsens. Vou fazer por isso!

Mas não se esqueçam, façam Erasmus!;)

Se não fosse as pessoas que eu amo estarem em Portugal acho que eu fazia de Erasmus um estilo de vida!

3 comentários:

AC disse...

Grande Simão :D

João Belchior disse...

E agora.. vamos fazer os dois um esforço.. lembrar as razies de uma formação especial !!

encho os pulmões e com um enorme estrondo a minha voz propaga-se até a Dinamarca, até hornes, até ti... e ai ouves :

UM CARAMELO!!!!!!




Olé Primo!

por tudo! olé... olé por teres mantido este blog de noticias e devaneios, por partilhares um pouco da tua experiência com estes que , daqui da terra, ponderam saber que estavas bem, e descobrir que realmente desfiar bacalhau é uma seca !! :P

um grande abraço

Tiago Matos disse...

Já se tinha dito, já disse e subscrevo o que dizes.