domingo, 8 de junho de 2008

Pergunta de resposta óbvia, que já chateia

Mais um campeonato Europeu mais uma enchente de notícias sobre tudo, com muitas dessas a não interessar nada.

Eu gosto de futebol, espero que a nossa selecção vá longe e que ganhe o Europeu. E gosto de estar a par das novidades, mas também não exagerem. Felizmente que os títulos das notícias vão sendo elucidativos e dá para saltar as que não interessam.

Contudo no que toca às conferências de imprensa e as entrevistas com os jogadores eu gosto de ler e de saber o que é que eles pensam sobre as coisas em geral, mas há perguntas que são de resposta tão óbvia que irritam. Toda a gente sabe o que os jogadores pensam e sabe o que os jogadores vão responder, mas os senhores jornalistas insistem em fazer essas perguntas.

Uma que me tem chateado particularmente, neste Euro 2008, é a pergunta acerca da titularidade do jogador. Porque é que fazem essa pergunta, para tentar gerar algum desconforto? Para perturbar a selecção? Será que não sabem que os jogadores são profissionais de futebol e, então como é óbvio, estão ali é para jogar e que no banco isso é complicado? Claro que os jogadores vão dizer que todos têm capacidade para jogar (e têm) e que estão ali para a ajudar a equipa. E é assim que deve ser, devem por a equipa à frente deles mesmos, se não fosse assim mais valia irem jogar ténis (em singulares).

Será que os jornalistas esperam que alguém diga "Eh pá, eu por mim prefiro ficar no banco, de lá vê-se melhor o jogo e sempre posso mandar umas assobiadelas às miúdas jeitosas que estão nas bancadas", será?

Se fossem jogadores de um clube amador, como os Vitus Vikings, e lhes fizessem essa pergunta até podiam ouvir algumas respostas engraçadas, mas na selecção o que é que esperam?

Já chateia, façam perguntas diferentes, puxem pela cabeça, inovem.

PS: Para vos matar a curiosidade e como jogador dos Vitus Vikings eu responderia, "Eu sinceramente prefiro jogar só na primeira ou só na segunda parte, porque não há fôlego para os 90 minutos, mas se o treinador quiser eu posso jogar o jogo todo e darei o meu melhor, mas fica o aviso."

PPS: Ah e em relação aos Vitus Vikings, voltei a jogar nos últimos dois jogos e num deles até joguei perto de 80 minutos, saí 10 minutos antes do intervalo e voltei a entrar na segunda parte. Ganhámos um por 6-1 e o outro empatámos por 3-3. Neste último, foi o tal em que joguei 80 minutos, tivemos que improvisar um guarda-redes e só tínhamos um suplente, podíamos ter ganho mas cometemos alguns erros que os puseram a ganhar-nos por 3-1. Mas pelo menos conseguimos empatar.

2 comentários:

Daniel Silva disse...

Amanhã, treino? Quarta, copos e selecção? TMN até já :)

Anónimo disse...

kota diz: então meu nada de avançar umas linhas no teu blog... é tudo estudo e trabalhinhos?? kisss