sábado, 26 de abril de 2008

Dia Internacional

Ontem, dia da Liberdade em Portugal, realizou-se na Faculdade o Dia Internacional. Pessoalmente gostei bastante, mas acho que podia ter sido muito melhor organizado, confesso que tinha expectativas muito elevadas no que toca à capacidade organizativa dos Dinamarqueses. Mas já lá vou...

A Preparação:
Dois dias antes do dito dia encontrei-me pela primeira vez com o Gonçalo Rocha, compatriota que vive há dois anos na Finlândia e que está cá de Erasmus (como a Faculdade de origem dele é Finlandesa não aparece no mapa como Português).

Ele tinha-me dito por e-mail que não estava com grande vontade de participar no Dia Internacional, pois não ficou com grande impressão da sua última experiência, no primeiro semestre. Mas depois de falarmos um bocado e de eu lhe ter falado no que tinha pensado acho que ele ficou um bocado entusiasmado e resolveu participar também.

Como eu tinha bacalhau em casa, trazido pelo meu pai e pela Alice em Março, decidimos fazer pratos de bacalhau. Ele propôs-se a fazer Bacalhau à Brás e eu Pataniscas de Bacalhau. Para além disso eu tinha um queijinho e um chouriço, que também tinham sobrado da remessa de Março, para dar mais um gostinho português.

Quanto à banca a responsável do Students Service disse-nos que poderíamos fazer com os espanhóis e que eles nos poderiam ajudar, já que eles são perto de 50. Por nós tudo bem, era mais simples, dava menos trabalho pois não teríamos que preparar o stand. Estive numa reunião com espanhóis e fiquei de lhes mandar umas fotografias de Portugal para eles imprimirem e pormos no stand.

O Cozinhanço:
Como queria que as Pataniscas estivessem o mais frescas possível acabei por só começar a cozinhar na quinta-feira à noite, depois do treino e de jantar, ou seja pelas 00:30h... Nada de grave, não estivesse eu cheio de sono e cansado do treino e tivesse eu alguma noção da tarefa que tinha pela frente.

É que, como já disse, desfiar 400gramas de bacalhau dá trabalho.

E nem sei se ficou desfiado como deve ser, pois quando já estava a faltar pouco bacalhau comecei a despachar, já não podia mais com aquele trabalho chato.

Vejam só a quantidade de bacalhau!


Depois foi só demolhar o bacalhau, para remover o sal e iniciar a preparação da massa das pataniscas.

Juntar o bacalhau a três ovos, uma cebola picada e depois adicionar farinha até a massa ficar praticamente seca.



Depois alternadamente adicionar farinha e água, tentando manter uma massa tipo papa, mas papa grossa, até ter gasto um quilo de farinha. Como me enganei e comprei um pacote de dois quilos de farinha, fiquei com dificuldades em visualizar o fim do primeiro quilo, por isso optei por parar quando já me parecia uma boa quantidade e quando já estava com sono demais.

Acabei a massa às 4horas da madrugada... A fritadura ficava, como já tinha planeado, para o dia seguinte de manha.


Depois de quatro belas horas de sono levantei-me, adicionei uma chicara de salsa à massa, e comecei a fritar as pataniscas, sabendo que às nove tinha que interromper para ir tirar a foto de grupo e que pelas 11h o Gonçalo chegava para levarmos as cenas para o stand.



Devo dizer que, depois de desfiar bacalhau e preparar a massa, fritar é um trabalho bem porreirinho!


A Foto de Grupo:
Devo dizer que acho uma parvoíce fazerem a foto de grupo às 9h, quando o Dia Internacional começa só às 12h e, obviamente, as pessoas têm coisas para terminar de cozinhar, para preparar e há pessoas que não moram a 2 minutos da Faculdade... Faria muito mais sentido, em minha opinião, pelas 11.30h ou 11.50h e só depois permitir que o resto do pessoal entre no "recinto".

Quando cheguei à Faculdade para a foto de grupo fui dar uma volta para ver aonde estavam os stands e qual não é o meu espanto quando vejo um stand só para Portugal, pânico! Não é que não gostássemos de ter um stand só para nós, mas não estávamos a contar com isso...

Depois da foto de grupo (na qual acho que fiquei a olhar para trás... mas não é grave, também "o" grupo não era assim tão grande àquela hora) fui ligar ao Gonçalo e falar com os espanhóis, para ver se podiam imprimir as fotos na mesma e dizer-lhes que podiam utilizar na mesma as 300DKK que lhes tinha dado (já que eles tinham ficado com o trabalho de preparar o stand, eram mais e nós não precisávamos), dos 1000DKK que a Faculdade deu a cada país. Que correria que foi, mas lá ficou tudo mais ou menos alinhavado, tendo o Gonçalo ficado de chegar um pouco mais cedo do que as 11h, pois agora também tínhamos que decorar o stand...

A surpresa:
Quando voltei a casa para terminar de fazer as pataniscas tive uma bela surpresa, tocaram à porta (não me lembro ao certo mas presumo que tenham sido) três vezes, pois era mesmo o carteiro. Trazia dois pacotes que eu tinha pedido ao meu pai tarde demais e que achava que já não chegariam a tempo. Pacotes com queijos, chouriços e um salpicão, maravilha! Sempre ia dar para dar mais um ar da nossa graça de Portugal. Vivam os correios, e o meu pai pelo trabalho!=P



Montar o Stand:
Pelas 10.50h chegámos à Faculdade para montar o nosso stand e acho que até conseguímos dar um ar agradável ao dito. Recheado com Bacalhau à Brás, Pataniscas de Bacalhau, Vinho do Porto (comprado aqui que é mais barato, mas eles gostam à mesma...), Chouriços, Queijos e Arroz Branco, para duas pessoas até acho que tinha bastantes coisas.


Alarves:
Depois de montado o stand, perto das 11.30h, fui a casa buscar o meu portátil para tentar pôr umas músicas portuguesas a tocar, qual não é o meu espanto quando chego à faculdade pelas 11.45h e aquilo já estava um alvoroço descomunal, quando chego ao nosso stand as pataniscas já eram, nem tive a oportunidade de ver a cara das pessoas (se foi de dor ou de prazer :P)... E tive logo que pôr mãos à obra e ajudar o Gonçalo, ele a servir vinho e eu a cortar queijo e chouriço. Também o Bacalhau à Brás foi de pouca dura, só durou mais porque a certa altura ficámos sem pratos, mas foi um desbaste inacreditável.

Como éramos só dois nem sequer deu tempo para irmos visitar os outros stands, felizmente uns espanhóis, uma polaca e outros amigos do Gonçalo, trouxeram-nos alguns pratos dos outros stands. Quando finalmente tivemos oportunidade de ir visitar os outros stands, o nosso já estava vazio, os outros também já pouca coisa tinham. Mas o jeito que dá ter mais do que duas pessoas, devíamos ter contratado uns espanhóis...

Mas julgo que quem visitou o nosso stand ficou bastante agradado.

Outros Stands e Malta:
Ficam aqui algumas imagens dos outros stands, dos que tive oportunidade de fotografar, e fotos do pessoal também.
A imponente bandeira Italiana


Team Itália (Dalila (Irmã do Daniele de visita a Horsens), Ricardo, Erika e Daniele)
Dalila e Adina (Roménia)
Eu e o Silviu (Roménia), o meu capote foi um sucesso:P


Hungria


Alemanha, também eram só dois...

Espanha


França


Lituânia

Daniele e Rafa (Espanha), com chapéus trocados...

Eu (chapéu emprestado do Rafa) e o Luca (Itália)
Vicente (Espanha) e eu

Outro falhanço da organização foi terem música alta demais a tocar, e nem sei que música era, não permitindo assim que cada stand tivesse a sua música a tocar. Felizmente houve um pessoal, talvez do Gana, que esteve a tocar música Africana o que sempre dava mais algum calor à Festa.

No fim de tudo acho que a Organização pecou um bocado por desleixada e pouco cuidada, mas ainda assim, foi muito fixe!=)

4 comentários:

Daniel Silva disse...

Dia internacional... sim sr.! No meu ano fizemos rabanadas, sopinha, empadão, bolo de vinho e lá fomos ao Rema buscar uma data de garrafas de vinho do Porto.

Éramos 3 e também deu bastante trabalho, mas no fim compensou porque toda a gente gostou bastante do que fizemos, principalmente das rabanadas e claro, do vinho do Porto, só queriam é que lhes enchêssemos os copos, como se fosse vinho de mesa.

Pelo que escreveste, dá para ver que continua tudo na mesma. Mesmos horários para a foto de grupo e para o início do comilanço.

Não te preocupes que também não tivemos grande tempo para saborear as comidas dos outros países, mas mesmo assim, ainda enchi o meu prato umas boas vezes. Só tive mesmo pena de perder a comida chinesa (estavam ao nosso lado e aquilo foi tudo ao ar num espaço de 5 minutos).

Já agora, devo ir a Horsens visitar o Luca e mais alguns amigos meus agora em Maio, por isso vais ter a oportunidade de conhecer outro português (ena, que alegria!). Tenho bastantes saudades de Horsens, não vai ser a mesma coisa de certeza quando regressar, mesmo que só por uma semana, mas vai ser bom recordar o ambiente e as futeboladas com essa grande equipa que são os Vitus Vikings!

Abraço e até Maio!

Simão disse...

Pois, o Luca disse-me que estavas a pensar nisso! Acho muito bem!:) Agora não te lembres é de vir cá entre 6 e 14, que eu nessas datas estarei em Portugal!:P...

Abraço

Anónimo disse...

Grande dia :) A UP devia fazer um dia desses. Se já o faz, devia aumentar a publicidade :)

Abraço

Anónimo disse...

Falta-te o bigode para seres o portugues :P