domingo, 12 de outubro de 2008

Fim

As minhas férias já acabaram há algum tempo e os posts que eu ainda tinha pensado em escrever varreram-se-me da cabeça.

Neste momento estou de volta à FEUP para o último ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e de Computação. São só cinco disciplinas e depois farei estágio no segundo semestre. E se tudo correr bem esse estágio não será feito em Portugal, a ver vamos como as coisas se desenrolam.

É portanto assim o fim deste blog, aonde ficam gravadas as memórias do meu Erasmus na Dinamarca. Cinco meses que me ajudaram a crescer e que nunca esquecerei!

Sinal do bom que foi é o facto de ter sido convidado para ir ao casamento de um amigo meu Polaco, o Kowalcze, daqui a um ano! Maravilha!=) Depois conto como foi!

Por agora podem continuar a acompanhar-me, se assim o desejarem, n'O Meio.

Fim.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Férias

Olá a todos os que ainda vão aparecendo por aqui.

Como sabem já voltei de Erasmus e estou de férias, portanto este blog está a aproximar-se do fim ou de uma paragem prolongada, pelo menos. Ainda assim ainda tenho alguns temas sobre os quais quero falar e sobre os quais quero escrever, mas como estou de férias e tenho passado pouco tempo em frente ao computador ainda não tive a paciência para os escrever. Espero vir a ter.

Venho por este post apenas informar que o blog está meio adormecido mas que ainda deverá levar alguns posts, talvez em Agosto, mas provavelmente em Setembro, espero que as ideias não me fujam.

Desde já obrigado por me terem acompanhado nesta viagem.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Negócio?

Como em qualquer residência foi necessário marcar o check-out do quarto antes de deixar Horsens. O meu foi marcado para quinta-feira dia 3 de Julho pelas 8horas da manhã.

Na noite anterior entre uma fogueira feita por espanhóis e fazer as malas, acabámos, eu e o João, por nos deitar pelas 4horas da manhã. Como o check-out era cedinho e ainda tinha que limpar o quarto apontámos para nos levantarmos às 6horas.

Meu dito, meu feito, lá acordámos cedo para limpar o quarto.

Entre aspirar, dar uma chuveirada à casa-de-banho, limpar o pó, limpar a cozinha, esvaziar o frigorífico, passar o chão com uma esfregona, lá conseguimos por aquilo com bom aspecto. E até acabámos quinze minutos antes da hora do check-out. Mal sabíamos nós que tinha sido esforço em vão.

Quando os senhores das residências chegaram, cinco minutos atrasados diga-se de passagem, começaram a vistoria ao quarto. Tudo parecia estar do seu agrado até que chegam ao frigorífico, e entornaram o caldo.

Pouco antes de nós termos dado por terminada a limpeza eu tinha tirado tudo o que ainda restava do frigorífico e tinha limpado a porta por fora e tudo. Mas por dentro, nas prateleiras da porta, aquilo não estava muito limpo, principalmente na prateleira dos ovos, só que não estava muito limpo porque já não estava quando eu lá cheguei em Fevereiro. E como estava assim quando eu cheguei eu nem me dei ao trabalho de limpar, deu-me a preguiça confesso.

E não que suas excelências as bestas das residências resolveram tirar-me 40€ da caução por causa daquilo! Até me passei, primeiro ainda pedi um ou dois minutos para limpar aquilo, ao que me responderam que não dava tempo que tinham muito que fazer! Eu só precisava de 1 minuto, não é assim tanto! Quando me disseram isso comecei a praguejar a e discutir com eles, mas pouco me adiantou, não me ligaram nenhuma, do alto da sua arrogância e indiferença.

É que é ridículo, cobrarem-me 40€ por causa daquilo, mas disseram que a empresa de limpeza tem que ser paga à hora. Claro que eu aposto que com os meus 40€ eles vão limpar para aí 10 quartos e claro que os filhos da ... das residências vão cobrar 40€ a cada uma das dez pessoas! Confesso que os insultei do pior, em português, mas de modo a que eles percebessem que eu não estava a elogiá-los.

Depois disso tive que ir falar com a secretária do serviço das residências e também estive lá a discutir com ela. Em vão, porque ela só me dizia que não tinha estado lá, que não era ela que tinha que tratar disso, que eu estava a ser mal educado por estar a discutir com ela (e eu nem um palavrão disse), que eu tinha que ter escrito na folha das falhas (quando cheguei, tinha essa folha no quarto, mas achei que aquilo não se qualificava, enfim). E eu só pedia um bocado de compreensão, um minuto chegava-me para limpar aquilo! Mas depois esta senhora, que nunca foi simpática para ninguém (acho eu), ainda teve a lata e o descaramento de me dizer que a Dinamarca é um país caro, mas disse-o quase como se me estivesse a cuspir em cima! Ainda fiquei pior do que já estava.

Saindo do gabinete dela fui falar com o chefe da cena das residências só que ele não estava, e depois como soube uma nota sobre a qual tinha um bocado de dúvidas e até nem foi má, foi 4 a Marketing, e ainda por cima eu e o João íamos de boleia com dois Romenos para Copenhaga, acabei por ficar sem tempo e deixar passar. Provavelmente também não me iria adiantar de nada. =/

Confesso que fiquei mesmo enraivecido e que, ainda agora, quando penso me apetece ir lá e partir o quarto todo, acho que o preço seria praticamente o mesmo.

Por isso o conselho que deixo a quem for de Erasmus para Horsens é para escreverem tudo o que vos parecer anormal na tal folhinha, mas mesmo tudo, nem que seja um grama de pó em cima da secretária! E se puderem passem no quarto 123 do bloco A e vejam se eles limparam o frigorífico, aposto que não.

Mete-me nojo eles fazerem negócio com os estudantes, ainda por cima eles sabem que a vida na Dinamarca é cara (e até nos dizem na cara cheios de vontade), e já tiram metade da caução à partida, para manutenção e remodelação... grandes chulos.

Segunda e última Visita Oficial

Quando tudo estava a terminar e já parecia só haver lugar a despedidas heis que recebo a visita de um amigo meu, o João. Na verdade a visita não foi surpresa que isto de viajar de avião está caro e convém que se compre o bilhete com antecedência.

O João chegou a Horsens no dia 1 de Julho e voltou para Portugal no dia 4, como eu, mas em voos diferentes.

Nos dias em que ele lá esteve mostrei-lhe Horsens, fomos visitar Odense, visitamos Copenhaga e ainda passámos uma noite no aeroporto de Copenhaga.

O momento da visita não deve ter sido o melhor para ele, pois muita gente já tinha deixado Horsens e quase todos os dias havia alguém a despedir-se e a partir. Ou seja a malta andava um bocado cabisbaixa.

Para mim a visita foi muito fixe, não só por ser uma visita que já de si é brutal, mas por ser uma visita na fase final que me ajudou a fazer uma transição mais suave entre estar em Erasmus e o deixar de estar.

Em relação à primeira visita notei uma diferença no facto de estar muito mais entrosado com a cidade e conseguir mostrar e falar sobre o que pode ser interessante.

Um muito obrigado ao João pela visita!=)

segunda-feira, 7 de julho de 2008

De volta

Desde sexta-feira que já me encontro em Portugal.

Nos próximos dias irei fazer alguns posts sobre os últimos dias em Horsens, pautados por sucessivas despedidas, sobre a minha segunda e última visita oficial, algumas peripécias, alguns passeios e sobre a cansativa viagem de regresso.

Neste momento estou com preguiça, espero que a preguiça não se instale, pois gostava de partilhar esses últimos momentos convosco. De qualquer modo isso também poderá ser feito numa mesa de café/bar/restaurante ou noutro sítio qualquer, em pessoa.

Por agora é tudo.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Experiência, Aarhus, Acidente e Descriminação

#Nota: Este post foi escrito no dia 30 de Junho, mas só agora tive tempo de o publicar... (as referências temporais poderão estar deslocadas).

Como podem ter reparado neste post, cortei o cabelo de uma forma esquisita, neste post vou falar um pouco sobre isso e sobre outras coisas.

Quando estive em Paris e cortei o cabelo aproveitei uma fase intermédia do corte para tirar umas belas fotografias, e desde então fiquei com ela fisgada para experimentar esse look. E nada melhor do que aproveitar que estou em Erasmus para o fazer. Ainda para mais daqui a uma semana já estarei de volta ao Porto, assim não corria o risco de denegrir, muito, a minha imagem!=P

Então esperei até ao fim dos exames para o fazer. Pedi a máquina emprestada a um Polaco e tentei fazer o corte sozinho. Claro que, como não estou habituado, tive que ligar a alguém para me ajudar porque aquilo não estava a ficar lá muito bem. O Kowal lá veio e corrigiu um bocado o que eu tinha começado.

A melhor parte de ter cortado o cabelo assim foi ver a reacção das pessoas, de quem ouvi a constante pergunta "Why?" ao que eu simplesmente respondia "because.", muitos pensavam que tinha sido alguma aposta, mas a verdade é que eu só quis experimentar. =)

Because
Nessa noite houve festa no school bar e depois no P3, foi a minha última festa no P3 e foi uma das melhores. O Franz (um alemão que a organizou) arranjou um Deejay a sério e isso fez uma grande diferença. (Para dizer a verdade não foi a última, no dia seguinte ainda passei por outra festa que lá fizeram, mas aquilo estava tão deprimente, porque o pessoal foi todo para o centro da cidade, que eu prefiro pensar que a de sexta-feira foi a última festa no P3...).

No dia seguinte fui visitar Aarhus com o Marek e o Kowal, e lá encontrámos o Luca (It), a Erika (It) e o namorado Peter (Hun) e uma rapariga que eu não sei o nome, que estava cá de visita a um francês que, por estar doente, não foi a Aarhus.

Música nas ruas de Aarhus

Em Aarhus apercebi-me de uma coisa, não importa o quão estranho o teu penteado possa ser, há sempre alguém que te supera, há sempre alguém tão ou mais estranho... é assim a vida. Também me apercebi que ainda assim montes de gente ficava a olhar para o meu cabelo.

Em Aarhus encontrei uma bandeira de Portugal no chão, um bocado espesinhada =(
Lá visitamos "The Old Town" um Museu ao Ar Livre muito porreiro, aonde tive a oportunidade de experimentar umas pequenas andas que eles lá tinham. Não sou o maior artista com andas, mas ainda consegui dar uns passos. Uma coisa engraçada é que foi uma senhora dos seus cinquenta anos que nos ensinou como pegar nas andas, esta juventude de hoje em dia já não sabe nada.

À porta da chapelaria
Eu junto dos "meus"

O punk e o seu mini milk!

Azelhas
Agora sim!
Nós na Old Town
Nessa noite em Horsens decidi alterar um pouco o meu look e por um bocado de gel, porque estava com um aspecto um bocado agressivo, assim fiquei um punk mais fashion, mais shinny.

Depois do jantar fomos com uns membros da cozinha do Marek até aos bares no centro na cidade, foi a minha primeira vez e depois dessa fiquei com pena de só ter sido agora. Tudo bem que é um bocado caro (a cerveja e a coca-cola lá são 45 DKK e no School Bar são 10DKK (1,30€)), mas foi muito agradável a noite, ainda hei-de voltar lá antes de me ir embora.

Mas a noite não começou bem para mim. Estávamos nós a sair aqui da zona das residências cada um na sua bicicleta quando nos pomos a gozar tipo "o último a chegar é um ovo podre" ou "o último a chegar paga as cervejas". Posto isto eu começo a pedalar com muita genica e decido levantar-me na bicicleta para ganhar mais velocidade, quando me estou a levantar a corrente salta os pedais ficam leves de repente, o meu pé escorrega vai ao chão e depois não sei muito bem, apenas que me esparramachei no chão, felizmente não de cabeça. Resultado cotovelo inchado, joelho inchado, mão raspada, perna esquerda toda arranhada e a bicicleta com uma forma diferente. Felizmente não foi grave e foi tudo ao sítio, quer dizer a bicicleta foi ao sítio o meu corpo está a tratar disso ainda. Não deixo de me espantar com a resistência do corpo humano, eu não ia muito rápido mas tenho para mim que foi uma queda bastante aparatosa.

A minha bicicleta a ser operada
Depois de uns minutos para me recompor e à bicicleta lá seguimos até ao centro, e devo confessar que cheguei em último...

Quando chegamos fomos a um bar chamado "Caffe Koks", com música ao vivo, muito porreiro. Era um rapaz (guitarrista) e uma rapariga (vocalista) e estavam a tocar versões de Radio Hits, muito fixe mesmo.

Música ao vivo no Caffe Koks
Depois de estarmos lá cerca de uma hora fomos ver um bar discoteca que tem ali ao lado e aí eu acho que fui vítima de discriminação! Estávamos nós à porta do tal sítio e estava uma pequena fila de 5 ou 6 pessoas e o segurança veio falar primeiro com o Kuba (o meu amigo Polaco com rastas) e disse-lhe que não podia entrar porque estava de sandálias, pronto eu até percebi que não era um calçado que se adequasse muito ao local, mas depois virou-se para mim e disse que eu não podia entrar porque estava com, o que ele chamou de, "Running Shoes". Eu acho que quando ele disse "Running Shoes" se estava a referir ao meu cabelo, porque eu estava usar umas sapatilhas normais que comprei na SportZone, sem ser na secção de corrida... Mas pronto, também não sou uma pessoa que goste muito de discotecas.

Passado esse episódio acabamos por ir para o "Vitus Bering Pub", que eu só tinha visto de longe uma vez e me pareceu um bocado estranho, mas que entrando é muito agrádavel, mesmo muito. Curti o sítio e achei bem melhor que a pseudo-discoteca, cujo nome é "Hekkenfeldt", ou algo assim.

Foi uma noite muito porreira, a última do Marek e do Kowalcze, depois do "Vitus Bering Pub" e de uma paragem para comer uma fatia de pizza é que passámos no P3, mas mais valia não o termos feito.

No Domingo ainda andei com o cabelo à punk, mas já me estava a cansar. Era estranho olhar ao espelho, ver um punk e não me identificar assim muito. Por isso ontem rapei o cabelo todo. Foi uma experiência interessante e fiquei a saber que não é estilo para mim, eu nem gosto, nem conheço, música punk por aí além.

Faltam agora 4 dias para regressar a Portugal.

"To the zero"

Yesterday two of my best friends here in Horsens went back to Poland, Marek and Marek Kowalcze. It was really nice to meet them, we had great moments together and I think the friendship that we started here will last for a long time. I'm sure we gonna meet in the future, because there is table soccer to be played ( We were kind of addicts in the last month of Erasmus, exams period, what can you do? )!

Anyway I just wanted to say "Narazie" and see you in Portugal, Poland or somewhere across Europe!

Here we are in the Train Station, before they go

I'm writting this post in english because of them, but if they want to read the other posts they can use the Google Translator, I'm too lazy sorry! Or just learn portuguese, it's quite easy!

sábado, 28 de junho de 2008

Outro Nível

Hoje antes de ir passear para Aarhus fui com o Marek e o Kowal dar uma volta por um parque que tem atrás da estação de comboios de Horsens.

A certa altura deparámos-nos com um monte de aves junto de um banco, com um senhor a dar-lhes de comer. Obviamente que pensei automaticamente "pombos, era o que faltava ver uma colónia imensa de pombos", mas só quando nos aproximámos é que me apercebi que era outro nível, as aves eram patos, montes de patos! O que, a meu ver, é bem mais útil que alimentar pombos, porque para o arroz de pato ficar bom, o pato precisa de ser bem alimentado. Por isso para mim isto é levar o acto de alimentar aves para outro nível!

Parecia que estava em Patópolis.

Ai, arroz de pato
Pato à caçador...
Eu e os patos

Ah, quase que me esquecia, ontem rapei parte do meu cabelo... mais informação sobre esse assunto num próximo post.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Tá Feito

Depois de ontem, finalmente, ter apresentado o projecto e ter defendido o mesmo, hoje foi o meu último exame.

No projecto tive 10, mas o de hoje não correu tão bem e acabei por só conseguir 7. De qualquer modo não é mau e não me irá estragar a média. Só que dava jeito ser dez ou mais porque não sei o que irei ter nos dois exames escritos que fiz, mas cujas notas ainda não recebi. Espero que não me estraguem a festa.

Mas agora não vale a pena pensar neles, agora são férias e como daqui a uma semana já estarei a voltar para Portugal, há que aproveitar os últimos dias aqui para a folia e para as despedidas.

Hoje há festa!

Já não me lembrava de num ano entrar de férias tão cedo, viva!

quarta-feira, 25 de junho de 2008

São João em Horsens

Na última segunda-feira, dia 23 de Junho, à noite celebrou-se no Porto o São João, mas não é só no Porto que essa festa tem lugar, também em Espanha se celebra o São João. E como aqui há um grande número de espanhóis a festa foi transportada para a Dinamarca!

Ao contrário dos martelinhos, do alho porro e do fogo de artificio aqui a festa foi feita como, pelo que percebi, é feita em Espanha com uma bela de uma fogueira.

Ficam aqui imagens de um São João diferente!

A preparação
Atear o fogo
A multidão à espera do lume!
E começou!
Senhores das autoridades para os incêndios não fiquem com a ideia errada, eu não sou pirómano!! Vá, era só uma festa...

Incrível!
Curiosamente ninguém se abeirou para saltar a fogueira...
Como estava um bocado de vento parecia que podia dar para o torto, mas os espanhóis tinham a situação controlada, e como tem chovido a vegetação mais próxima não está seca por isso não pegaria facilmente...

Mais umas calças para a fogueira...
Distância de segurança
Eu, o Miguel e o "caos" por trás!
Eu e o Rafa (sim é verdade, sou pequenino...)
O fim

Claro que como isto foi na Dinamarca tinha que ter algo de, digamos, especial. Como a noite estava frescota devido ao vento e o fogo estava quente, devido ao... fogo, conseguia-se experienciar a bela sensação de calor na metade do corpo exposta ao fogo e frio na outra metade do corpo. O que não é muito agradável, obrigando-nos a girar como um frango na brasa.

Depois da fogueira estar reduzida a brasas fui para casa para o quentinho dormir, que tinha tido exame nesse dia... mas foi porreiro ter um bocadinho de São João!=)