sexta-feira, 11 de julho de 2008

Negócio?

Como em qualquer residência foi necessário marcar o check-out do quarto antes de deixar Horsens. O meu foi marcado para quinta-feira dia 3 de Julho pelas 8horas da manhã.

Na noite anterior entre uma fogueira feita por espanhóis e fazer as malas, acabámos, eu e o João, por nos deitar pelas 4horas da manhã. Como o check-out era cedinho e ainda tinha que limpar o quarto apontámos para nos levantarmos às 6horas.

Meu dito, meu feito, lá acordámos cedo para limpar o quarto.

Entre aspirar, dar uma chuveirada à casa-de-banho, limpar o pó, limpar a cozinha, esvaziar o frigorífico, passar o chão com uma esfregona, lá conseguimos por aquilo com bom aspecto. E até acabámos quinze minutos antes da hora do check-out. Mal sabíamos nós que tinha sido esforço em vão.

Quando os senhores das residências chegaram, cinco minutos atrasados diga-se de passagem, começaram a vistoria ao quarto. Tudo parecia estar do seu agrado até que chegam ao frigorífico, e entornaram o caldo.

Pouco antes de nós termos dado por terminada a limpeza eu tinha tirado tudo o que ainda restava do frigorífico e tinha limpado a porta por fora e tudo. Mas por dentro, nas prateleiras da porta, aquilo não estava muito limpo, principalmente na prateleira dos ovos, só que não estava muito limpo porque já não estava quando eu lá cheguei em Fevereiro. E como estava assim quando eu cheguei eu nem me dei ao trabalho de limpar, deu-me a preguiça confesso.

E não que suas excelências as bestas das residências resolveram tirar-me 40€ da caução por causa daquilo! Até me passei, primeiro ainda pedi um ou dois minutos para limpar aquilo, ao que me responderam que não dava tempo que tinham muito que fazer! Eu só precisava de 1 minuto, não é assim tanto! Quando me disseram isso comecei a praguejar a e discutir com eles, mas pouco me adiantou, não me ligaram nenhuma, do alto da sua arrogância e indiferença.

É que é ridículo, cobrarem-me 40€ por causa daquilo, mas disseram que a empresa de limpeza tem que ser paga à hora. Claro que eu aposto que com os meus 40€ eles vão limpar para aí 10 quartos e claro que os filhos da ... das residências vão cobrar 40€ a cada uma das dez pessoas! Confesso que os insultei do pior, em português, mas de modo a que eles percebessem que eu não estava a elogiá-los.

Depois disso tive que ir falar com a secretária do serviço das residências e também estive lá a discutir com ela. Em vão, porque ela só me dizia que não tinha estado lá, que não era ela que tinha que tratar disso, que eu estava a ser mal educado por estar a discutir com ela (e eu nem um palavrão disse), que eu tinha que ter escrito na folha das falhas (quando cheguei, tinha essa folha no quarto, mas achei que aquilo não se qualificava, enfim). E eu só pedia um bocado de compreensão, um minuto chegava-me para limpar aquilo! Mas depois esta senhora, que nunca foi simpática para ninguém (acho eu), ainda teve a lata e o descaramento de me dizer que a Dinamarca é um país caro, mas disse-o quase como se me estivesse a cuspir em cima! Ainda fiquei pior do que já estava.

Saindo do gabinete dela fui falar com o chefe da cena das residências só que ele não estava, e depois como soube uma nota sobre a qual tinha um bocado de dúvidas e até nem foi má, foi 4 a Marketing, e ainda por cima eu e o João íamos de boleia com dois Romenos para Copenhaga, acabei por ficar sem tempo e deixar passar. Provavelmente também não me iria adiantar de nada. =/

Confesso que fiquei mesmo enraivecido e que, ainda agora, quando penso me apetece ir lá e partir o quarto todo, acho que o preço seria praticamente o mesmo.

Por isso o conselho que deixo a quem for de Erasmus para Horsens é para escreverem tudo o que vos parecer anormal na tal folhinha, mas mesmo tudo, nem que seja um grama de pó em cima da secretária! E se puderem passem no quarto 123 do bloco A e vejam se eles limparam o frigorífico, aposto que não.

Mete-me nojo eles fazerem negócio com os estudantes, ainda por cima eles sabem que a vida na Dinamarca é cara (e até nos dizem na cara cheios de vontade), e já tiram metade da caução à partida, para manutenção e remodelação... grandes chulos.

Sem comentários: